Entrada de luz natural na residência e circulação de ar podem variar de acordo com o projeto. Portas e Janelas tem um papel importante para o conforto e estetica do imóvel. Sendo pelas as esquadrias que entram calor e luz solar, não esquecendo também da ventilação. Para cada tipo de dependencia é usada um tipo de porta e janela. Nos dormitórios deve-se usar as venezianas, para proteger da luminosidade quando for necessario, nos ambientes sociais as janelas geralmente são maiores. Existem no mercado brasileiro hoje, varios modelos, fabricados basicamente de seis tipos de materiais: madeira, aço, ferro, PVC, aluminio e vidro temperado.
Dentre as variadas funções das janelas, a seguir falaremos principalmente da função de ventilação nos diversos tipos de esquadria.
JANELA DE FOLHA FIXA
Não permite qualquer entrada ou saída controlada de ar, não podendo, portanto, ser usada para fins de ventilação do ambiente.
JANELAS DE ABRIR DE EIXO VERTICAL
Apresentam uma área útil de ventilação de até 100% da área total da janela. Em geral, não permitem o direcionamento do fluxo de ar nem o controle da área de entrada ou saída.
JANELA PROJETANTE E JANELA DE TOMBAR
A área útil para ventilação será função do ângulo de abertura da janela, obtendo-se baixa eficiência de ventilação para ângulos pequenos (até 30 graus), principalmente quando o vento incidir perpendicularmente ao plano da janela, quando então funcionará como uma barreira ao vento. Não permite controle do direcionamento do fluxo de ar, com exceção das janelas projetantes e de tombar para dentro, que, ainda assim, dirigem o fluxo de ar para uma única direção.
JANELA PIVOTANTE
Permite o controle da área de entrada ou saída de ar, podendo apresentar uma área útil para ventilação de até 100% da área da janela. Além disso, permite o controle do direcionamento do fluxo de ar.
JANELA BASCULANTE
Apresenta o mesmo comportamento que a janela pivotante, com a vantagem de possibilitar a separação dos fluxos de ar quente e frio, principalmente se a janela tiver grande dimensão vertical.
JANELA DE CORRER
Permite o controle da área de entrada e saída de ar, sem possibilitar o controle de direção do fluxo. Nos casos mais comuns, a área útil para ventilação é de no máximo 50% da área total da janela. Há casos, porém, de embutimento das folhas nas paredes, que permitem 100% de abertura.
JANELA GUILHOTINA
Apresenta o mesmo comportamento da janela de correr, com a diferença de que, normalmente, não permite o controle da área útil de ventilação, o que não ocorre se houver um contrapeso que permita a parada da folha em qualquer posição.
JANELA PROJETANTE-DESLIZANTE (MAXIM-AR)
Com as mesmas características da janela projetante, a menos de uma abertura adicional resultante da movimentação da borda superior ou inferior do pano da janela. Por esse motivo, possibilita maior controle da área de entrada ou saída de ar, bem como a separação dos fluxos de ar quente e frio.
Um comentário:
Adoro janela basculante, principalmente em cozinha e banheiro! Fica ótimo!
Postar um comentário