Ventilação, já diz o nome, é a ação do vento: movimento do ar. A direção e a velocidade do ar, o efeito do calor, da pressão e da subpressão são coisas que a Geografia Física explica ou, pelo menos, tenta explicar.
Existe a ventilação higiênica - aquela ventilação que sequer chega a ser percebida pela pele, mas que é responsável pela garantia de um ar seco, saudável e sem odores, garantindo a salubilidade do ambiente; e a ventilação de conforto térmico - que trata da renovação do ar com captação e exaustão, tendo a necessidade de ser estudada para garantir a sensação de conforto.
Já se foram muitos anos desde que os biólogos verificaram que o homem precisa de, aproximadamente, 30m³ de ar por hora. No entanto, são comuns os ambientes com insuficiente renovação de ar. Nota-se isso pelas atitudes das pessoas abrindo a camisa, abanando o rosto com as mãos ou com um pedaço de papel, ligando o ventilador, ou nos gestos de impaciência e de irritação. Soluções bastante significativas devem ser tomadas a fim de evitar esses desagrados. Esse é o propósito do Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário